VIRADAEu joguei na mega sena da virada, como está sendo chamado esse acumuladão de fim de ano que promete pagar mais de 100 milhões pra quem acertar. Nenhuma grande novidade, praticamente todo mundo que eu conheço fez ou vai fazer a mesma coisa. Mas daí eu comecei a pensar em como é praticamente impossível ganhar. Se você acompanha este blog há algum tempo, deve saber que esse é um tema recorrente por aqui.
No início do ano passado eu comecei um experimento. Decidi passar a apostar em todos jogos da mega sena, só pra ver se fazia alguma diferença. Minha tática: duas vezes por semana, jogar a mesma seqüência de números e também uma pensada no momento da aposta. Por incrível que pareça, fez mesmo diferença. Depois de uns 6 meses, acertei a quadra. O prêmio não foi grande coisa, mas serviu para pelo menos recuperar o investimento. Desde então, não ganhei mais nada.
Embora eu tenha acertado a quadra, não foi exatamente fácil, e nada indica que vai acontecer de novo tão cedo. A probabilidade de acertar a quadra jogando 6 números é de 1 para 2.332. Eu demorei 6 meses apostando em todos os jogos, mas poderia ter demorado mais (período de tempo que compreende de 7 meses a nunca). Só para vocês terem uma idéia, a aposta máxima da mega sena, com 15 números, que custa a pequena fortuna R$ 10.010, tem uma chance de 1 para 10.003 - ou seja, embora muito mais fácil do que acertar jogando 6 números, cuja chance é de 1 em 50 milhões, ainda é 5 vezes mais difícil do que acertar a quadra fazendo a aposta simples. Por isso, mesmo nos melhores bolões é difícil acertar, embora fique bem menos impossível.
Só para demonstrar ainda mais a dificuldade, decidi fazer um outro experimento com a minha esposa. Pedi que ela escolhesse 30 números de 1 a 60 - o dobro da aposta máxima na mega sena - para ver quanto tempo demoraria até ela "ganhar". Passados 6 concursos, até agora ela só acertou 2 quadras. No último concurso, aliás, ela acertou menos números do que eu, que joguei os 6 básicos. É ou não é animador?
Um bom 2010 para todos.