agosto 23, 2008

 
OLIMPÍADAS SELVAGENS



Vale a pena assistir aos vídeos listados neste post do kottke, sobre grandes momentos olímpicos. Tem desde o Jesse Owen nas Olimpíadas de Berlim, passando pelas notas 10 da Nadia Comaneci em Montreal e até a emocionante chegada de Derek Redmond na semi-final dos 400m em Barcelona.

Aliás, é engraçado pensar em como esta é a primeira Olimpíada com YouTube, e em como isto é uma revolução comparável à da primeira transmissão ao vivo dos Jogos. Ok, na verdade, se você for procurar, não vai encontrar praticamente nenhum grande momento dos Jogos de Pequim no YouTube, por que todos foram retirados do ar — os que aparecem nas buscas geralmente são um apanhado de fotos com alguma música óbvia ou cafona de fundo. Portanto, nada da final do 4x100 masculino na natação, nem os recordes do Usain Bolt, em especial a final dos 100m rasos, com a já histórica batidinha no peito. Mas o simples fato disso ser possível é fantástico. Espero que o COI (ou seja lá quem tiver proibido as reproduções) seja menos míope nos Jogos de Londres.

****

Em compensação, é fácil encontrar registros de Olimpíadas passadas. Teria sido muito interessante ilustrar com vídeos meus posts sobre os Jogos de Atenas. A final do salto com vara feminino, por exemplo, que na época foi meu momento olímpico favorito, antecipando em 4 anos o hype sobre Yelena Isinbayeva:




E que bacana teria sido exaltar as virtudes do pentatlo moderno com um vídeo educativo sobre a modalidade:




****

Falando em Yelena Isinbayeva, quase não a vejo quebrar (de novo) o recorde mundial em Pequim. É que seguidos atos de selvageria de um dos nossos vizinhos nos deixaram sem TV por alguns dias. Claro que o maldito decidiu inaugurar suas gracinhas justamente no dia em que cheguei ao cúmulo de botar despertador só para acompanhar a final do salto com vara feminino. Minha sorte foi que a Ana Maria Braga (!?) estava acompanhando o grande evento e pude assisti-lo no trabalho, onde só tem TV aberta. Quem diria que um dia eu seria grato à Ana Maria Braga?

****

Apesar do Brasil ter conquistado menos medalhas de ouro, é louvável que desta vez não tenha sido em esportes chatos. Natação e salto em distância são decididamente cool.

****

Ainda no tópico medalha de ouro, talvez o Brasil devesse tentar a tática da Geórgia, que naturalizou aqueles brasileiros na tentativa de ganhar medalha em vôlei de praia (embora não tenha dado certo). Basta naturalizarmos uma galera do leste europeu com o objetivo de ganhar coisas como ciclismo, canoagem, lançamento de dardo, decatlo, e outras modalidades civilizadas. Afinal, os esportes individuais são a maior fonte de medalhas em Olimpíadas. Como ninguém investe em esporte indiviual no Brasil mesmo, de repente é melhor importar atletas que já estão prontos. Desde que eles não treinem aqui, claro.

****

Mal posso esperar pelas paraolimpíadas.

besuntado por Vitor Dornelles 23:13

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License