DIVAGAÇÕES OLÍMPICAS
O melhor momento das Olimpíadas até agora foi
a final do salto com vara feminino, quando Yelena Isinbayeva, já com o ouro garantido, resolveu saltar mais uma vez para quebrar o recorde mundial. As disputas na natação masculina envolvendo Ian Thorpe, Michael Phelps e, nadando por fora, Pieter van den Hoogenband (sou parcial aos holandeses) também foram sensacionais.
As medalhas de ouro do Brasil? Pffff!
****
A propósito, o Brasil tem um talento especial para ganhar medalhas de ouro em esportes chatos. Vai me dizer que alguém acha vôlei de praia e corrida de barquinho emocionantes?
****
Bom mesmo é assistir ao atletismo. Vendo o salto triplo masculino e observando a constituição física do medalhista de ouro, Christian Olsson - o sueco voador -, fiquei pensando se eu não poderia ter sido um talento nesta modalidade. Poxa, eu era muito parecido fisicamente com o sujeito, principalmente antes de desenvolver esta barriga de chopp/sedentarismo. Por que nenhum professor de Educação Física nunca olhou para mim e pensou: "hum, esse garoto podia ser bom no salto triplo"? Por que os colégios não incentivam a prática do atletismo? Por que, ao invés de ser estimulado a praticar outros esportes, eu tinha que me conformar em ser apenas mais um jogador ruim de handebol? Odeio esportes coletivos.
****
Hoje eu vi a parte final do pentatlo moderno feminino. Porra, mas que esporte aleatório pra cacete. Achei FODA. Veja bem, você começa dando uns tiros, em seguida parte para uma luta de esgrima, depois tem que cair na piscina e nadar 200m, na seqüência pega um cavalo para saltar umas barreiras e termina correndo 3 quilômetros na grama! Existe a versão masculina desta prova? Se existe, era isso que eu queria fazer. Pena que já estou muito velho para começar. Por que as pessoas vão à academia se existe o pentatlo moderno?
****
Deviam abolir os esportes coletivos das Olimpíadas. Quem é que quer ver futebol nos Jogos? Já não tem a Copa do Mundo? Mas, tudo bem, não vou ser tão radical. Os esportes coletivos mais exóticos, como o pólo aquático e o hóquei na grama (e até mesmo o handebol), poderiam continuar. Mas vôlei? Basquete? Blé. Os esportes individuais clássicos, como natação e todas as modalidades do atletimo, seriam sempre obrigatórios, claro. E para selecionar os demais esportes, deveria valer a seguinte regra: quanto mais bizarro, melhor.
****
Tem um
post olímpico muito bom no
Canjicas.
****
Pois é, não sou apaixonado por esporte, mas as Olimpíadas conseguem capturar minha atenção. Estou até inclinado a escrever a continuação de
"Vitor e os esportes - Parte 1", aproveitando os momentos finais dos Jogos de Atenas.
****
Agora só preciso convencer meu pai a se tornar um ás do arco e flecha para daqui a alguns anos poder assistir às Olimpíadas
in loco.
****
p.s.: Descobri via
Bruno este
site, que por sua vez me levou a
este aqui, com as
piores performances olímpicas de todos os tempos em algumas modalidades. Vale a visita.