COMO NÃO GANHAR NA MEGA-SENADeve ser muito chato ter que dividir o prêmio da mega-sena com outro apostador. É fácil intuir isso, mas compreendi melhor como deve ser frustrante depois de analisar todos os resultados da mega-sena até hoje,
baixados no site da Caixa Econômica. Volte e meia eu escuto algum desavisado reclamar de que a loteria só pode ser marmelada, porque quase ninguém ganha e, quando ganha, geralmente o prêmio vai para um bilhete só. Coisa de quem não entende nada de probabilidade. Obviamente, como as chances de acertar na mega-sena jogando 6 dezenas são
ínfimas, o resultado mais comum tem que ser nenhum ganhador. O segundo resultado mais comum é quando há somente um ganhador. Portanto, enquanto a mega-sena continuar assim, com longos períodos em que ninguém ganha e eventuais sortudos aqui e ali, não há muito motivo para desconfiar de sua idoneidade.
Acontece que, de vez em quando, duas pessoas ganham. Às vezes três. São resultados muito raros. É como se duas pessoas fossem atingidas por dois meteoritos ao mesmo tempo em lugares diferentes. É meio triste ler a lista de resultados da mega-sena e ver, num concurso, alguém ganhar 30 milhões e, no seguinte, três pobres desgraçados dividindo um prêmio não-acumulado de 1 milhão. Dá pouco mais de 300 mil pra cada um. Claro que 300 mil são dinheiro mais do que bem-vindo, uma quantia que resolve vários problemas, ninguém vai jogar fora. Mas... Não deve bater uma tristeza saber que você desperdiçou a sorte da mega-sena em 300 mil? Se acertar uma vez na loteria já é quase impossível, imagine acertar duas. Não vai acontecer de novo. E, por mais que ganhar 300 mil seja legal, não é nem de longe tão legal quanto ganhar 42 milhões. Ganhar 42 milhões muda sua vida. Ganhar 300 mil dá, no máximo, "uma forcinha".
O melhor a fazer é só apostar quando houver quantias realmente vultosas em jogo, para minimizar suas perdas no caso de ter que dividir o prêmio. Ainda assim, essa não é a lição mais importante que eu aprendi lendo todos os resultados da mega-sena (eu realmente fiz isso). Como eu já mencionei acima, o mais comum é não haver ganhador. Depois, por ordem de freqüência, um, dois, três, quatro e cinco ganhadores, sendo que os dois últimos só aconteceram, respectivamente, duas vezes e uma vez em toda a história do sorteio. Por isso, é impossível não reparar no concurso 529, realizado no dia 14 de janeiro de 2004, quando quinze (eu disse QUINZE) pessoas acertaram a mega-sena.
— É marmelada! Conspiração!
A princípio tendo a concordar com você, leitor imaginário e paranóico da direita. Mas uma rápida pesquisa no Google esclarece o caso. Na ocasião, a Caixa investigou o ocorrido e descobriu que os ganhadores, todos do Nordeste, haviam jogado números do biscoito da sorte chinês de uma rede de restaurantes da região. Como a máquina de papéizinhos gerava apenas 170 combinações de números, era muito comum haver seqüências repetidas. A sorte (se é que se pode chamar assim) dos ganhadores do concurso 529 é que o prêmio era bastante alto, e cada um recebeu 349 mil (uma bela "forcinha").
Tudo isso para concluir com a lição mais importante que eu aprendi, que era onde eu queria chegar com toda essa embromação: nunca jogue os
números de Lost na mega-sena. Primeiro, porque eles são amaldiçoados, como todo mundo sabe. E, depois, porque você provavelmente será obrigado a dividir o prêmio com os outros 500 babacas que tiverem a mesma idéia. Não precisa agradecer.