março 11, 2008

 
CONDUTA DESABONADORA

Aconteceu na semana passada, mas como a dúvida ainda me perturba, não vou deixar sem registro. Estava indo para o trabalho, por volta de 11 da manhã, quando notei um carro da PM atrás de mim. O trânsito não estava exatamente congestionado, mas sim o que se poderia chamar de "intenso", com os carros indo numa velocidade constante e sem retenções. Em determinado instante, os policiais fizeram barulhos com a sirene. Como estavam bem colados na minha traseira, interpretei aquilo como um "sai da frente!" e caí para a direita. Para minha surpresa, a viatura fez o mesmo. Piscaram os faróis e fizeram sinal para que eu enconstasse o carro.

— Bom dia. Existe alguma coisa no interior do veículo que desabone sua conduta?
— Não, de jeito...
— Armas, drogas?
— ...nenhum.

O que se seguiu foi uma revista minuciosa, que se estendeu dos meus tênis e meias até o cinzeiro do carro, passando pela minha mochila. Para o nosso azar (meu e do guarda) meu carro é uma verdadeira lixeira, e minha mochila também não fica atrás. Ou seja, fui liberado somente depois de meia hora, e mesmo assim só porque os PMs desistiram antes de chegar no branco traseiro.

Agora, a dúvida. Se ainda existe algum leitor advogado aí do outro lado, ou pelo menos alguém com noções de direito, por favor, me responda: os PMs podem fazer isso? Me revistar sem motivo algum? Lembro a todos que não era uma blitz, e eu tampouco estava dirigindo de forma "suspeita", uma vez que ia na mesma velocidade que todos os outros carros. Além disso, eles não pareciam muito interessados na documentação do meu carro. Só deram uma olhadela quase no final, quando o guarda que me abordou já tinha jogado todo o conteúdo do cinzeiro no meu tapete, à procura de qualquer ponta de cigarro de maconha ou coisa que o valha. Enfim, isto não é constrangimento ilegal? Abuso de poder? Faço a pergunta porque não é primeira vez que isso me acontece (é a terceira, para ser mais exato) e, se existir alguma lei que eu possa citar, ou outra coisa qualquer, para não ter que passar por isso de novo, ficaria muito agradecido.

****

Este ano o inferno astral está batendo forte. Vou poupá-los dos detalhes, mas não da minha wishlist na Livraria Cultura. Não costumo fazer iso, mas, sei lá, vai que alguma alma caridosa resolve apaziguar um pouco este período desgracento que antecede o meu aniversário? Dia 20 está logo aí.

besuntado por Vitor Dornelles 23:06

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License