julho 21, 2007

 
RÁDIO REPOLHO #18

No ar a nova edição, dedicada inteiramente aos Smashing Pumpkins, na qual faço uma revisão idiossincrática da carreira da banda (ou seja, sem hits) e acrescento uma música do disco novo para dar um ar contemporâneo. A seleção de músicas já estava preparada há meses, e eu só estava esperando o Zeitgeist vazar para gravá-la. Obviamente não deu certo, uma vez que o disco já está até nas lojas.

Falando no disco novo, o melhor adjetivo para classificá-lo é "medíocre". Um pouquinho melhor do que o Machina — o pior da carreira deles —, mas bem abaixo do Machina II — o mítico "álbum grátis exclusivo para internet". Talvez daqui a algum tempo ele caia uma posição e se torne o pior de todos, porque, ao contrário do Machina, onde o maior problema era a produção exagerada, no Zeitgeist as músicas é que não se sustentam. O que dizer de "7 Shades Of Black", que mais parece uma idéia de melodia inacabada? Ou de coisinhas esquecíveis como "Neverlost", "Starz" e "Bring The Light"? Elas não chegam a ser tão ruins que você queira pulá-las, nem tão boas que você queira repeti-las. São, basicamente, canções "nhé".

Podia ser pior, claro. Se todas as músicas fossem como a insuportável "United States" (uma tentativa frustrada de "X.Y.U." com mensagem política), ou como a melosa e repetitiva "Pomp And Circunstances", que fecha o disco e parece ser sobra do disco solo do Billy Corgan (que nem eu, fã de longa data da banda, tive coragem de comprar).

Para compensar um pouquinho, temos algumas exceções à mediocridade geral, como o primeiro single, "Tarantula", que não é nada demais, mas ganha muito em comparação com as outras. "That's The Way (My Love Is)" também é legal, e foi excelente escolha para segundo single por ser extremamente radiofônica. Já "For God And Country" é melhor na versão acústica, tocada nos shows, mas, por ser uma boa música, consegue manter a força apesar da produção cafona. Quanto a "Doomsday Clock", fico na dúvida se incluo no balaio da mediocridade, porque parece empolgante a princípio, graças à bateria de Jimmy Chamberlin, mas não resiste a uma análise mais detida, na qual percebe-se claramente uma tentativa de emular "Bodies" (possivelmente a melhor música do Mellon Collie) que fracassa miseravelmente. Em "Bodies" a sinceridade é tão desconcertante que você chega a considerar por alguns instantes que talvez amor seja suicídio. Mas em "Doomsday Clock" é muito difícil acreditar que o relógio do fim do mundo esteja tiquetaqueando no seu coração (aliás: hein?). No fim das contas, só considero uma música desta leva realmente boa, e digna das melhores dos Pumpkins: "Bleeding The Orchid", que começa com um corinho, tem teclados, uma melodia marcante e bom trabalho de guitarras.

É, somando tudo o resultado talvez seja abaixo do medíocre. Pra ficar pior, nem os shows — pelo que eu ouvi das gravações e apesar dos setlists — têm feito jus às antigas apresentações. Não sobra mesmo muita coisa. Melhor ficar com a edição do Cabbage Radio, que só têm coisas aprovadas pelo meu — cof, cof — bom gosto.

(Mas o que me deprime mesmo é saber que, ainda assim, vou comprar esse troço. Às vezes eu detesto ser um completista.)

besuntado por Vitor Dornelles 13:50

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License