NEM O MOBRAL SALVAEstava na fila do caixa eletrônico quando percebi que uma das máquinas tinha um aviso impresso enorme, que tapava a parte superior da tela: "Indisponível para saque". Na mesma hora, reparei que uma moça vestindo uma camisa da Casa & Vídeo usava este mesmo caixa. Nada demais, pensei. Podia ser um depósito, ou um extrato.
Do ângulo em que eu estava, contudo, pude ver que ela escolheu a opção "Saque". Eu e o cara que estava na minha frente, que também vira a cena, nos olhamos incrédulos: como alguém podia não ver um aviso daquele tamanho? Considerei por alguns instantes que a moça talvez fosse cega, mas assim que o aviso de "Operação indisponível no momento" apareceu na tela e ela soltou um "Acho que não está funcionando", concluí que era só burra mesmo. Extremamente burra.
Não consegui segurar o riso. Olhei de novo pro cara na minha frente, que assim como eu não conseguia acreditar na estupidez da garota. Mesmo sem nos dizermos nada, ambos concordávamos que era impossível não ver o aviso. Não havia como usar a máquina sem percebê-lo. Ainda assim, a menina permaneceu alguns segundos sem saber o que fazer, até que a moça que estava no começo da fila disse um "Não está funcionando pra saque", com um ar de condescendência que claramente ocultava um "sua idiota" no final da frase.
A menina ainda hesitou algum tempo até se convencer de que seria impossível tirar dinheiro naquele caixa. Quando desistiu, voltou para a fila e esperou outra máquina ficar livre. O cara na minha frente se limitou a sacudir a cabeça e dizer baixinho: "Por isso é que elegem esses políticos...".
Faz sentido.