ATMOSFERASabe o que ia ser legal? Se um desses programas de televisão que têm dinheiro para gastar em coisas estúpidas porém divertidas, como o
Myth Busters, pendurasse uma microcâmera num balão de hélio, desses que vendem em parque de diversão, e o soltasse na atmosfera.
Sempre quis saber o que acontece com um balão de hélio depois que você o solta no ar. Só sei que ele sobe muito, muito alto, até sumir de vista. Uma microcâmera que transmitisse a ascensão em tempo real seria uma ótima maneira de responder a diversas questões que intrigam a humanidade: o balão de hélio sobe sem parar até explodir? Ou tem uma hora em que ele dá uma paradinha e começa a percorrer um trajeto horizontal? Quantos quilômetros ele percorre, e em quanto tempo? Se eu soltar um balão de hélio no Brasil ele pode chegar até a Malásia?
Eu sei que essas perguntas provavelmente não levam em consideração leis elementares da física que eu, infelizmente e porque fui fazer jornalismo, desconheço ou esqueci. Mas o fato é que eu dormiria muito mais tranqüilo se soubesse em que camada da atmosfera os balões de hélio morrem.