abril 10, 2006

 
RÁDIO REPOLHO #01

Quando começou a onda dos podcasts, tive vontade de fazer um. Brincar de rádio nunca me pareceu uma má idéia. No entanto, depois de ouvir alguns programas por aí, me dei conta de que teria que usar a minha (nada radiofônica) voz e que, uma vez diante do microfone, certamente começaria a falar abobrinhas sobre o que eu acho da vida, do universo e tudo mais. Desisti.

Muito tempo depois (semana passada, para ser mais exato), ocorreu-me que eu não precisava usar a minha voz para ter um podcast.

— Ah, claro, você chamou outra pessoa para ser o locutor e falar abobrinhas no seu lugar!

Mais ou menos isso, pois não é bem uma "pessoa". Não se trata de uma idéia muito original, pois o Radiohead já fez isso antes em "Filter Happier", e pode até ser que já existam outros podcasts por aí que utilizam o mesmo artifício. Para encurtar a história, o meu podcast é narrado pelo meu computador.

— Cuma?

Se você tem Windows XP, clique no "Painel de Controle" e depois no ícone "Fala". Digite o que você quiser na caixinha e mande o bicho falar. Pronto, eis o meu locutor. (Em minha defesa tenho a dizer que, muito antes do lançamento do Ok Computer, eu costumava brincar com um programa de reprodução de fala instalado no primeiro computador pós-486 aqui de casa - e é mais daí que veio a minha, ahn, "inspiração"). Espero que vocês não tenham pesadelos com a voz pastosa e um tanto creepy.

Outro detalhe é que, por conta da nacionalidade do meu locutor, tive que transformar a Rádio Repolho em Cabbage Radio (sim, eu fui colonizado pelos americanos malignos). No entanto, já tenho planos de fazer uma edição especial narrada em português, apenas com músicas brasileiras. Só não descobri ainda como fazê-lo pronunciar o "nh".

Ficarei surpreso se alguém realmente baixar isso. Portanto, como estímulo, não revelarei o que há no podcast. Se você quiser saber, terá que fazer o download. Desculpaí. Só posso adiantar que são 10 músicas produzidas em décadas variadas do século XX, entremeadas por uma locução seca, que só informa o nome do artista e o nome da música. Pro caso de alguém não entender o que meu locutor diz, botei o setlist nas informações do arquivo. Não sou tão mau assim.

Baixem, baixem. E admirem o slogan que eu acabei de inventar: "Rádio Repolho. Sem abobrinhas".

Cabbage Radio #01 - 31min04s - 22.4 MB (botão direito/"Salvar como")

Ah, sim, eu sei que geralmente podcast tem que ter feed, pros donos de pods poderem assinar e tal. Mas eu não tive tempo de descobrir como se faz isso e deixei pra lá. Quem sabe no futuro, se houver demanda.

Última coisa: se você gostou muito de alguma música e quer um arquivo separado só com ela, entre em contato comigo que eu te arranjo. Sou um generoso incorrigível.

Pra quem não leu o post e veio direto pro final, eis o link de novo:

Cabbage Radio #01 - 31min04s - 22.4 MB (botão direito/"Salvar como")

besuntado por Vitor Dornelles 19:37

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License