CADEIRA DE PRAIA NA RUANo último fim de semana, fiz uma visita compulsória ao subúrbio do Rio de Janeiro. Duas coisas me chamaram a atenção enquanto eu dirigia pela Avenida Suburbana, depois de uns 18 anos sem passar por ela:
1) Os outdoors onipresentes do
Guaraná Dolly. Em todos, o mesmo texto em letras brancas e fundo vermelho: "Laudo da Polícia Federal confirma: a Coca-Cola contém folhas de coca". Vale ressaltar que a palavra "Coca-Cola" aparecia numa fonte que simula a escrita a mão, numa tentativa fracassada e tosca de imitar o logotipo da companhia.
2) O templo gigante da Igreja Universal. Parece, sem exagero, um estádio de futebol. Assustador, em todos os sentidos que vocês possam imaginar. Tem que ver para crer.
Nisso, parei no sinal entre um monza e uma kombi. O motorista do primeiro, com as janelas abertas, ouvia Roxette no máximo; já o motorista da outra, fazendo transporte ilegal de passageiros, tinha uma daquelas buzinas que "falam" e não tinha medo de usá-la: "Que delícia!" (imaginem uma voz de buzina dizendo isso). Mais uma típica tarde de domingo em Piedade.