agosto 26, 2005

 
POR QUE O RIO DE JANEIRO ESTÁ CONDENADO AO FRACASSO


Resultado da pesquisa do Globo Online até o início desta madrugada:





Esta pesquisa pega carona no episódio da velhinha de Copacabana que durante dois anos filmou a ação de traficantes na Ladeira dos Tabajaras e acabou ajudando a prender 22 pessoas. Até aí, nada demais. É simpática, divertida até, a idéia da velhinha justiceira que não agüentava mais conviver com a bandidagem saracoteando embaixo da janela e resolveu botar a mão na massa. O problema é que, como boa idosa de Copacabana, nossa velhinha justiceira acha que a culpa da violência é "desses viciados!" (imaginem uma velhinha sacudindo a bengala no ar).

É assustador perceber que a maioria dos cariocas pensa como velhinhos de Copacabana.

Talvez o problema seja que as raízes da violência na cidade já estão profundas demais para que as pessoas consigam percebê-las. É estranho como ninguém pensa que consumidores de drogas (me recuso a chamar simplesmente de "viciados") existem em todos os lugares do mundo, mas nem todos os lugares do mundo são violentos como o Rio. Surpreende que não passe pela cabeça dos velhinhos de Copacabana que o aumento da violência tenha a ver com os baixos salários da polícia, que levam à corrupção, ou com a péssima distribuição de renda, com a falta de empregos, com o abandono das favelas e da população carente.

Não. Mais fácil fazer passeata pelo fim do consumo das drogas, como sugeriu nosso Secretário de Segurança. Não sei se o nosso Secretário entende alguma coisa de História, mas o consumo de substâncias que, por algum motivo inexplicável, são proibidas hoje em dia, vem de muito, muito tempo atrás. Se bobear, o consumo de psicotrópicos é mais velho do que a prostituição. O que o nosso Secretário sugere é, portanto, algo como fazer uma passeata contra o sexo recreativo. O resultado disso? Nulo. Sexo e drogas, meus amigos, sempre vão existir. Só não ponho minha mão no fogo pelo rock'n'roll.

Eu, sinceramente, desisto. Nem adianta falar em "legalização das drogas", que para a maior parte da sociedade soa como uma espécie de palavrão cabeludo - todo mundo tampa os ouvidinhos e começa a cantar la-la-la-la. Ok, não ouçam. Continuem fazendo protestos inócuos. Digam Basta!, se isso faz vocês felizes. Vão lá. Estarei tomando um chopp e culpando o Leonel Brizola enquanto isso.

besuntado por Vitor Dornelles 00:14

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License