EU CULPO A GWYNETH PALTROWFinalmente vazou o disco novo do
Coldplay, o assim chamado
X and Y. Depois de muitos arquivos falsos pululando no eMule, consegui pegar anteontem no
bom e velho. Desde que virou moda os discos vazarem antes do lançamento oficial, não me lembro de nenhum ter demorado tanto quanto esse do Coldplay. Para vocês terem uma idéia, segunda-feira agora ele já vai estar nas lojas. Mas o que importa é que vazou. E o resultado, pelo menos nas primeiras audições, é decepcionante.
O disco anterior,
A Rush of Blood to the Head, já era bem mais ou menos. Não tinha muita esperança de que o novo fosse ser melhor, até aparecer a primeira música avulsa nos P2P da vida: "Talk". Baseada no riff de "Computer Love", do
Kraftwerk, é simplesmente a melhor música deles desde "Shiver", do
disco de estréia. A qualidade de "Talk" fez com que eu criasse uma certa expectativa em relação ao
X and Y. Tudo em vão, claro. A começar pela versão de "Talk" incluída no disco.
Sim, porque a "Talk" que circulava por aí antes não é a mesma que entrou em
X and Y. Nota-se a diferença já na duração das faixas. A primeira tem 4min40, e a nova 5min11. Apesar do riff de "Computer Love" continuar lá, magistral, a nova "Talk" parece apenas uma canção mal-resolvida, ao contrário da primeira, que é vigorosa, empolgante até. O andamento é diferente (pra pior), a letra é diferente (também pra pior). Não sei por que eles fizeram isso, mas foi um grande erro.
O resto do disco segue a tendência "mais ou menos" do
A Rush of Blood.... Com ênfase maior no "menos" do que no "mais", eu diria. Todas as 13 faixas são longas (3min59, a menor) e, com poucas exceções, chatas. Talvez porque sejam muito parecidas entre si. A primeira metade do disco é ligeiramente superior à segunda, o que na prática não quer dizer muita coisa. "White Shadows" e a faixa-título, incluídas justamente no "lado A", são até legaizinhas, mas deixam a sensação de que são cópia de alguma outra música melhor não-identificada.
O pior é que, no fim das contas, a versão piorada de "Talk" consegue ser a melhor coisa do disco. Ah, se não fossem aqueles alemães...
****
Em compensação, o novo visual do
site deles ficou bacana.