abril 14, 2005

 
POGO STICK MAN





Já comecei os preparativos para a minha volta ao mundo de pula-pula. Primeiro, resolvi me certificar de que nenhum outro demente havia conseguido tal façanha. Imaginei que dar a volta ao mundo de pula-pula seria um feito digno do Guinness Book. Peguei minha edição de 1996 do livro (você não achou que eu não fosse ter um exemplar do Guinness, né?) e não havia referência nenhuma a pula-pulas na seção de "volta ao mundo".

Os únicos recordes relacionados a pula-pulas, na verdade, pertencem a Gary Stewart, pelo maior número de pulos consecutivos - 177.737 - em Huntington Beach, Califórnia, de 25 a 26 de maio de 1990, e a Ashrita Furman, de Jamaica, Nova York, que percorreu a distância de 27,75 km em 6h40 no dia 8 de outubro de 1993, em Gotemba, Japão. Essa Ashrita Furman, aliás, conseguiu em 1999, de acordo com o site do Guinnes, a subida mais rápida de pula-pula até o topo da CN Tower, em Ontario, Canadá. Ela venceu os 1.899 degraus em 57 minutos e 51 segundos. Além disso, ela detém o recorde de maior distância percorrida equilibrando uma garrafa de leite na cabeça: 130,3 km. Osso duro, essa mulher. Espero que ela não seja tão megalomaníaca quanto eu e resolva dar a volta ao mundo também. Seria uma competição braba.

Pelos recordes acima deu para perceber que é difícil percorrer longas distâncias com um pula-pula. Quanto tempo eu levaria para dar a volta ao mundo, então? Imagino que um pula-pula se locomova mais rápido do que uma pessoa andando. Porém, deve ser mais cansativo e dificilmente consegue-se pular mais do que algumas horas por dia. Segundo a minha edição do Guinness, a primeira "volta ao mundo a pé" confirmada foi do norte-americano David Kunst, que cobriu 23.250 km em quatro continentes, de 20 de junho de 1970 a 5 de outubro de 1974, o que dá pouco mais de 4 anos. A maior distância percorrida a pé ao redor do mundo, no entanto, pertence (ou pertencia, até 1996) a Arthur Bessitt, de North Fort Meyers, Flórida, que durante mais de 25 anos percorreu 49.117 km, passando pelos 7 continentes, inclusive a Antárdida, carregando uma cruz de 3,7 m e pregando durante o trajeto. Como não pretendo passar exatamente pelos 7 continentes e não tenho nenhuma intenção evangelizadora, acredito que a minha volta ao mundo de pula-pula deve durar entre 4 e 6 anos. Um período de tempo aceitável, eu diria.

Para empreender esta aventura psicótica, certamente precisarei de mais de um pula-pula. O ideal, portanto, é ter entre os patrocinadores um fabricante de pula-pulas. O problema é que aqui no Brasil aparentemente não existem fabricantes de pula-pula. Como pude constatar pelos anúncios do Google que surgiram nas últimas horas, pula-pula no Brasil é, pelo menos hoje em dia, sinônimo daqueles brinquedos infláveis de festa de criança rica, muito comuns também em parques de diversão vagabundos. A solução seria entrar em contato com um fabricante dos Estados Unidos.

Pesquisei alguns modelos de pula-pula estrangeiros. O mais falado é o tal do Flybar, cujo apelido é "o pula-pula do século XXI". É caríssimo, custa 300 dólares na Amazon. Pelo que eu entendi, o Flybar é um pula-pula radical. Seu grande chamariz é conseguir dar pulos acima de 1,5 m (dizem que o recorde é 2,5 m). Parece bastante durável, mas não sei se é recomendável para pessoas inabilidosas percorrendo grandes distâncias. As outras opções seriam o Rawlings Pogo Pro 1000 e o Razor AirGo, que têm uma cara mais tradicional, preço mais baixo e parecem confiáveis. De todo modo, não descarto usar um Flybar, principalmente se eles resolverem me patrocinar.

O site em que encontrei o Razor AirGo, aliás, apesar do layout horrível tem algumas dicas interessantes para manutenção do pula-pula e de segurança na hora do exercício. Nele eu descobri que não posso usar o pula-pula na grama ou na areia. Meu trajeto terá que ser todo pelo asfalto. Pressinto que cruzar o Brasil será, por si só, uma tarefa inglória e digna de inveja.

Além do fabricante de pula-pula, seria legal encontrar outros patrocinadores. Uma companhia de celular, por exemplo. Seria ótimo para mostrar como os celulares da companhia X funcionam bem no mundo todo e são de fácil operação até para os membros mais estúpidos da raça humana - os que dão a volta ao mundo de pula-pula, por exemplo. E por que não a Apple? Poderiam fornecer Macs para que eu Reca nos conectássemos à Internet nos momentos de descanso e mantivéssemos atualizado o site com as últimas notícias da aventura mais imbecil de todos os tempos. Seria desejável também o patrocínio de um fabricante de máquinas digitais. A Cannon, por exemplo, poderia ceder uma filmadora para o documentário a ser filmado pela Reca e também uma máquina fotográfica de qualidade, para registrar meus saltos empolgantes na contraluz, tendo ao fundo, sei lá, a savana africana.

Imagino a comoção que eu causaria ao passar por cada país. Nos Estados Unidos eu poderia até ser convidado a dar uma passadinha no David Letterman. Ou na Oprah. Eu seria conhecido como o "pogo stick guy". Logo iriam me chamar para aparecer em todo tipo de comercial. Já posso ver a minha silhueta com pula-pula num comercial do iPod. Em cada cidade do interiorzão que eu passasse, faixas de "Welcome Pogo Stick Guy". Haveria, claro, a chance de algumas pessoas me tacarem ovos e legumes, principalmente adolescentes desocupados, mas este seria um pequeno preço a se pagar pela fama mundial. Quando eu voltasse ao Brasil, provavelmente seria entrevistado pelo Jô Soares. E daria uma demonstração das minhas habilidades no palco. Seria convidado para todas as festas VIPs existentes, nas quais eu sempre apareceria em cima do pula-pula. Aposto até numa ponta em Malhação, ou na nova novela das oito. No Fantástico eu certamente apareceria antes, quando estivesse dando a volta ao mundo. Depois do lançamento do meu livro e do documentário, viriam as palestras para executivos. E, em pouco tempo, eu seria contactado pelo David Lynch, interessado em filmar a minha história inacreditável. O filme seria um dos hits do próximo verão: Pogo Stick Man. Eu entraria para a galeria de brasileiros notáveis, ao lado de Santos Dumont, Pelé e Cauby Peixoto. Depois viria o culto. E eu seria referência para várias gerações de malucos.

Não é por nada não, mas estou pensando seriamente em abandonar o jornalismo.

****

Enquanto não arranjo um pula-pula, o remédio é jogar Pogo Stick Olympics.

besuntado por Vitor Dornelles 17:06

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License