dezembro 21, 2004

 
COLETÂNEA REPOLHÓPOLIS NO AR

Com alguns dias de atraso, como é de praxe, botei no ar a primeira parte da Coletânea Repolhópolis - Volume 1. Nesta primeira leva, ofereço o lado A (ou as primeiras 10 músicas) de uma seleção para lá de esquizofrênica e idiossincrática. Evitei fazer um "best of" das canções de 2004 e salpiquei no meio algumas coisas dos anos 60, pequenas obscuridades dos 90 e até música de videogame (!). De 2004, nada de Franz Ferdinand, TV On The Radio, Bloc Party, Morrissey ou Modest Mouse. Gosto de todos, mas dei preferência a bandas menos comentadas (mas não muito, que não sou tão indie assim). Ok, menos chorumela e mais ação. Deixo vocês com um faixa-a-faixa, que inclui também a segunda parte da coletânea (conhecida como "Lado B" ou "as 10 músicas restantes") que só deve ser desovada em meados de janeiro.

01) Chisel - "On Warmer Music" - A música de abertura abre também o disco "Set You Free" (1997) da antiga banda do Ted Leo (da velha conhecida - pelo menos para quem freqüenta isso aqui - Ted Leo and the Pharmacists). Um rockzinho vigoroso, bom para começar os trabalhos.

02) Blues Explosion - "Crunchy" - A Jon Spencer Blues Explosion (responsável pelo melhor show da minha vida) encurtou o nome e lançou este ano um álbum bem mais fraco do que os anteriores. Essa faixa é a exceção do disco e por isso veio parar aqui.

03) OPMC - "Fire Child" - Esta banda holandesa, que faz um folk psicodélico muito bom, foi a descoberta musical do ano para mim. Eles não são recentes, não. "Fire Child" é a música de encerramento do excelente "Amalgamation", que foi lançado entre 1969 e 1970 (não consegui descobrir a data exata). Uma cópia em vinil não sai por menos de 80 euros no mercado de colecionadores. Obviamente essa preciosidade não existe em CD e sequer consta no Allmusic. Tanto que é possível ouvir os estalos do vinil no arquivo que eu disponibilizei.

04) Of Montreal - "Rapture Rapes The Muses" - A banda indie por excelência, que este ano lançou um álbum mais "acessível", "Satanic Panic In The Attic", de onde eu tirei essa divertida canção.

05) Mirah - "Jerusalem" - A música de protesto mais doce já escrita. Tirei do álbum "C'Mon Miracle", lançado este ano pela moçoila judia. Li uma boa definição pro som dela no Gordurama, que o comparava a uma pluma caindo na cabeça do ouvinte como uma bigorna. É bem por aí.

06) Elliott Smith - "A Fond Farewell" - Faixa do disco póstumo do cantor, lançado este ano. Não se deixe enganar pela melodia aparentemente feliz. A música é deprimida que só ela, com versos como "A little less than a human being/A little less than a happy high/A little less than a suicide". Mas é excelente, como praticamente tudo que ele fez.

07) The Arcade Fire - "Une Année Sans Lumiere" - Uma das melhores músicas do ano, tirada do aclamado "Funeral", também lançado este ano pela banda canadense. Recomendo o álbum todo, aliás.

08) The Kinks - "Picture Book" - Música do ótimo "Village Green Preservation Society" (1968) que vem sendo redescoberto e revalorizado duns anos pra cá. Se não me engano, esta faixa virou até tema de comercial de site de armazenamento de foto (ou de máquina digital, não sei ao certo). Tudo a ver, eu diria.

09) Grand National - "Cherry Tree" - O que é isso? Um hit perdido das discotecas? Nem. Acredite se quiser, mas esta música foi tirada do álbum de estréia do duo britânico formado por Lawrence Rudd e Rupert Lyddon, lançado este ano mesmo. Bem legal.

10) Yohihito Yano, Saki Kabata - "Lonely Rolling Star" - Certamente a canção mais idiossincrática desta coletânea. Ela faz parte da trilha sonora do jogo mais original lançado para PS2 este ano, Katamari Damacy. Nele, você é um extraterrestre de cinco centímetros que tem que rolar uma bola que gruda em todo tipo de objetos. Você começa pegando coisas pequenas, como lápis e botões, e termina grudando transatlânticos e prédios na sua bola de tranqueiras. Uma diversão só. E essa música, cantada em japonês, não sai da minha cabeça.

11) The Zombies - "This Will Be Our Year" - O lado B começa com os Zombies, uma das bandas mais subestimadas de todos os tempos. A canção é do álbum "Odessey and Oracle" (1968) que ganhou uma reedição luxuosa este ano (lá fora) e vem revigorando o interesse pelo grupo. Com uma letra otimista, para começar o ano bem.

12) A.C. Newman - "Most Of Us Prizefighters" - O principal vocalista e compositor dos New Pornographers deu as caras nos downloads alguns meses atrás, com algumas faixas do seu fantástico álbum solo, "Slow Wonder", lançado este ano. Essa música estava entre as oferecidas, mas resolvi repetir a dose porque gosto muito desse disco.

13) Strawberry Alarm Clock - "Soft Skies, No Lies" - Banda psicodélica pouco conhecida por aqui. A faixa do disco "Wake Up... It's Tomorrow", de 1967, é uma das músicas que mais escutei este ano.

14) American Music Club - "Why Won't You Stay" - Depois de um hiato de dez anos, esse grupo voltou recentemente com um álbum elogiado. Como não conhecia nada feito anteriormente por eles, fui atrás de um disco de 1991, chamado "Everclear". Não me arrependi. A música em questão - linda - abre originalmente esse disco.

15) Scott Walker - "Get Behind Me" - Outro velhinho que vem sendo redescoberto de uns tempos para cá. Recentemente lançaram uma caixa com cinco discos, cobrindo toda a carreira deste ex-Walker Brothers (que foi uma espécie de conjunto precursor das "boy bands" no início dos anos 60). O destaque é o vocal ultra marcante, cuja influência é bastante perceptível em grupos como Divine Comedy e Magnetic Fields.

16) Nick Drake - "Man In A Shed" - Esta canção, do álbum "Five Leaves Left" (1969), foi muito bem definida pela minha namorada: é a melhor cantada de todos os tempos. E é sempre bom lembrar que você não é uma pessoa completa até ter escutado toda a discografia do Nick Drake (calma, são só 3 discos).

17) Grant Lee Buffalo - "Mockingbird" - A extinta banda do Grant Lee Phillips (que, não me canso de repetir, é uma das grandes vozes dos anos 90, se não a maior) comparece com este belo exemplar do disco "Mighty Joe Moon", de 1996.

18) Flamin' Groovies - "Love Have Mercy" - Mais uma banda (injustamente) pouco conhecida do final dos anos 60. A faixa, bem dançante, é do disco de estréia dos californianos, "Supersnazz", lançado em 1968.

19) Eighties Matchbox B-Line Disaster - "Rise Of The Eagles" - A banda com um dos nomes mais esquisitos de todos os tempos e de som idem. Não sei defini-los, mas gosto muito. A faixa é do álbum "Royal Society", lançado este ano.

20) Uncut - "Day Breaks Red Light" - Fechando a coletânea, uma das melhores músicas com guitarras saturadas lançada este ano. A faixa é do álbum "Those Who Were Hung Hang Here", do pouco conhecido grupo canadense.

****

Mas calma, ainda não acabou! Como sou um sujeito muito bonzinho e desocupado, preparei também a capa e a contracapa da coletânea, caso algum outro desocupado deseje "queimar" um CD com estas músicas. É só clicar nos links respectivos com o botão direito e depois em "salvar destino como". Também devo disponibilizar a label do CD ainda hoje. Avisarei num update logo abaixo destas linhas.

Ah, sim, e para baixar as primeiras 10 músicas é só clicar em "ninfetas virgens amadoras" e seguir as instruções.


besuntado por Vitor Dornelles 18:24

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License