O ALINHADOR DE PARADAS
ATENÇÃO: este post contém altas doses de tédio e pode provocar sonolência, desmaios e coceira no pé.
Devido a inúmeras confusões, o trabalho que vim fazer aqui, de transferir os modelos da Sinapse para a Paginadora, foi cancelado. Só a partir de junho, quando não estarei mais na Folha, será possível começar alguma coisa. Em virtude disso, tiveram que arranjar outra coisa para eu fazer - além de diagramar Mundo -, que não envolvesse ficar na Internet mandando e-mails, postando no blog ou resolvendo palavras cruzadas online. O que nos leva à diagramação do famigerado GUIA DO VESTIBULAR.
O GUIA, destinado ao estado de São Paulo, exceto capital, traz uma relação bastante extensa de vários cursos universitários disponíveis, tudo divido por região (norte, oeste, leste, sul e assemelhados). Essa listagem ocupa a maior parte das suas 96 páginas. Fui designado pelo meu chefe para colaborar na organização gráfica deste trambolho. Como sou um diagramador de baixa patente, sobrou pra mim o trabalho pesado. Basicamente, "alinhar as paradas". Darei um exemplo, para que visualizem melhor:
Imaginemos que na região norte do estado apenas duas faculdades oferecem o curso de Medicina Veterinária: Faculdade Coelhinho Feliz, em Batatais e Centro Universitário Ninguém É De Ferro, em Jaguariúna. Quando o estudante do ensino médio for consultar o GUIA, ele encontrará três informações relativas a estes cursos: número de vagas, de quando em quando ocorre o vestibular e a nota no provão. Acontece que no texto bruto essas informações vieram desalinhadas, mais ou menos como no exemplo abaixo:
Faculdade Coelhinho Feliz/BATATAIS
___80_anual___C
Centro Universitário Ninguém É De Ferro/ JAGUARIÚNA
_100________semestral_E
E sobrou, então, pra mim, alinhar essas porqueiras. No entanto, nenhum diagramador aqui sabia qual era o comando para fazer tabelas no SDE (o editor de textos que trabalha vinculado à Paginadora). E tive que começar a fazer tudo na mão e no olho. Porém, não era como se eu pudesse botar meu cursorzinho do lado de cada palavra e acrescentar espaços ou retirá-los a meu bel-prazer. Na-na-ni-na-não. Na Paginadora nada é tão fácil. Para inserir um simples espaço, é necessário clicar com o botão direito na reserva de texto, abrir em outra janela, onde aparecem os comandos bizarros que a Paginadora entende, e só aí inseri-lo. E, mesmo assim, não adianta clicar na barra de espaço. Só funciona se você digitar os comandos Ctrl+W, Ctrl+M ou Ctrl+F. E, ainda por cima, cada comando é relativo a um tamanho de espaço diferente! Mas quer ver ficar pior? Pois as mudanças não aparecem na tela assim que as executo. Preciso clicar novamente na reserva de texto com o botão direito, clicar em "Compor" e só aí poderei ver o resultado dos espaços! Não é sensacional?
Não vamos nem considerar que este é provavelmente o passatempo obrigatório das almas condenadas ao inferno. Apenas analisemos friamente a técnica empregada: além de não garantir um alinhamento exato, ela é demorada pra cacete! Considerando que o GUIA fecha na sexta-feira e há, por baixo, umas 50 páginas de lista de cursos, continuar com este método seria impossível! Portanto, ontem me revoltei e fui à Tecnologia conversar com um japa que me ensinou a fazer tabelas! Sim, sim, viva os japas!
Meu trabalho não ficou menos tedioso por causa disso, claro, mas pelo menos agora o alinhamento não é feito na base do chutômetro e houve um sensível aumento na agilidade do processo.
Agora, quando abro a janelinha no SDE, os comandos têm que ficar mais ou menos assim:
--------------
(tw1,3,4,4)
(/ARTE2)(CP10;CF23)(DC12)Faculdade Coelhinho Feliz/BATATAIS
(CF23;CP9)(DC0)(tb)80(tl)anual(tl)C
(/ARTE2)(CP10;CF23)(DC12)Centro Universitário Ninguém É De Ferro/JAGUARIÚNA
(CF23;CP9)(DC0)(tb)100(tl)semestral(tl)E
--------------
Muito mais fácil, vocês não concordam?
****
Esta será uma looonga semana.