maio 17, 2004

 
FACTOS INTACTOS

Difícil escrever aqui. Não que eu esteja sem tempo, pelo contrário. Tenho tanto tempo livre quanto um bananal tem bananas. O problema é que não acontece nada de interessante. Ou alguém quer ler sobre os principais atalhos da Paginadora? Ou sobre como a configuração de cores chegou tarde hoje? Vai ver que existe um séquito ansioso de leitores que adoraria conhecer os mistérios de se enviar uma troca de página em preto e branco, principalmente quando ela é capa do caderno e... É, também acho que não.

A falta de acontecimentos dignos de nota acabou resultando nos dois últimos textos, em que apelei para reminescências da infância. Poderia seguir nessa linha até o meu retorno para o Rio, mas também está difícil extrair alguma coisa que preste da minha combalida memória - saudades do tempo em que ela era assustadoramente precisa. Por isso, vou sentar neste banquinho no centro da roda e responder às perguntas dos leitores aflitos.

— Afinal, o que diabos você faz aí na Folha?

Boa pergunta, leitor imaginário da direita. Sou diagramador, o que significa que eu organizo visualmente algumas páginas do jornal. Quer dizer, isso na teoria. Na prática eu sou um simples montador. Os editores desenham as páginas e meu trabalho é basicamente reproduzi-las. Cada página leva no máximo cinco minutos para ficar pronta. De resto, o trabalho se resume a botar as fotos no lugar, mudar eventualmente o desenho da página quando isto for solicitado pelo editor e esperar. E esperar. E esperar. E esperar. E esperar mais um pouquinho e ficar atento na hora de mandar as páginas para a gráfica. É basicamente um trabalho mecânico, que exige rapidez e atenção, e quanto mais automáticas forem suas ações, melhor.

Contudo, não foi isso que eu vim fazer aqui. Digo, até foi, mas numa escala um pouco piorada. A Folha tem esta revista, a Sinapse. Até o presente momento ela é diagramada em Macintosh, utilizando um programa chamado Quark. É um programa bastante comum, que você pode comprar em versão pirata e instalar na sua casa. Acontece que o resto do jornal usa um programa específico, apelidado de Paginadora, muito mais rápido do que o Quark, apesar de ter alguns defeitos. Minha missão aqui é fazer com que a Sinapse possa ser diagramada na Paginadora. Para isso, preciso criar modelos pré-prontos (os chamados figurinos) de cada uma das partes da revista (legendas, créditos, títulos, boxes, blocos de texto, vinhetas e lero-lero-lero) e inseri-los na Paginadora. Parece fácil, mas, só para vocês terem uma idéia, desde que cheguei aqui, na quinta-feira retrasada, não pude sequer começar a mexer nisso. Tudo culpa da burocracia e da descoordenação geral. No momento estou esperando que instalem as fontes da revista no sistema, o que deve levar uns cinco dias. Uma vez instaladas, começarei a criar os formatos. O galho é que fazer isso na Paginadora envolve uns comandinhos bem pentelhos, que até lembram html, mas na verdade não tem nada a ver. Só de pensar me dá sono.

Então. Este será meu trabalho quando eu conseguir começá-lo. Até lá, continuarei por aqui na Folha Mundo, diagramando minhas quatro paginazinhas de sempre e escrevendo no blog quando o ócio for muito flagrante. Acreditem, essa parte nem é ruim.

— Chato isso, hein? Mas então, eu queria que você desenvolvesse melhor aquela história do fim da era do combustível fóssil, e sobre como o hidrogênio...

Ok, ok. Perguntas encerradas. Tenham um bom dia e comam todo o espinafre.

besuntado por Vitor Dornelles 21:32

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License