MANUAL DO PENINHA, PARTE 2
Mesmo correndo o risco de ficar conhecido como "o cara do blog dO Globo há 50 anos", não tenho como deixar de publicar esta outra pepita do jornalismo nacional. Saiu na edição de anteontem dO Globo. Agradecimentos à
Reca pela sugestão.
****
"PINTOS DO SENADOR VÃO PELO RALO ABAIXO (O Globo, em 10/03/1954)
Andavam intrigadas as autoridades municipais com os sucessivos entupimentos da rede de esgotos de uma parte da Avenida Franklin Roosevelt, no Centro. E o que mais se estranhava era a invariabilidade e a natureza do material causador da anormalidade: pintos mortos, de várias cores e das raças mais selecionadas, que nunca ultrapassavam a uma semana de vida, eram sempre encontrados.
Por fim, ficou localizado o foco da irregularidade. Num escritório das imediações funciona o departamento de seleção de um grande aviário pertencente a destacado senador nortista. E os japoneses (que são os únicos no mundo a distinguirem o sexo das aves logo após o nascimento, segundo os entendidos), no seu processo seletivo quase que diário, jogavam e continuam a jogar pelo ralo todos os machos, causando os entupimentos. De hoje em diante, porém, isso vai acabar. A fiscalização recebeu ordens superiores terminantes para multar e interditar o local, caso os empregados do político continuem na mesma prática. Que arranjem outro lugar para cemitério dos pintos mortos do senador..."
****
Uma salva de palmas, por favor. Catar essas matérias deve ser a profissão mais divertida do mundo.