julho 09, 2003

 
DE COMO EU CHEGUEI ATÉ AQUI

Minha existência esteve diversas vezes em perigo. Vão dizer que com todo mundo foi assim, mas suspeito que o meu caso seja pior do que o da maioria. Deixem-me explicar melhor:
Vamos retroceder no tempo para o final do século XIX. Estamos na Holanda, numa cidade qualquer. Nesta cidade há um dique. E também há meu bisavô paterno, Johannes Hovingh, na época um pirralho holandês hiper-ativo. Bisavô Johannes gostava muito de brincar perto do dique. Não haveria nenhum problema nisso, exceto pelo fato de que o fedelho não sabia nadar. Acompanhem no esquema:



É óbvio que isso ia dar merda. Johannes caiu no mar e só não se afogou porque algum conterrâneo resolveu resgatá-lo.
Meu bisavô deve ter levado uma tremenda bronca dos pais. É bem possível que trisavô Klaas e trisavó Elizabeth O. tenham-no proibido de chegar perto do dique. Mas é claro que isso não adiantou. Passado algum tempo, lá estava o pequeno Johannes saracoteando pelo dique. E, de novo, lá estava o pequeno Johaness se afogando no mar.
Sortudo pra cacete, meu bisavô foi novamente resgatado. Imagino que tenha ficado uns dois meses sem sobremesa e levado umas boas tamancadas. Porém, o apelo do dique era irresistível ao pequeno Hovingh...

TCHIBUM!

E, pela terceira vez, salvaram o garoto. Depois dessa, meus trisavós devem ter chegado à conclusão de que a única maneira de manter vivo seu filho manézão era se mudando dali. Vieram para o Brasil.
Johannes nunca mais se se afogou, até porque não havia diques no Rio Grande do Sul. Tornou-se enfermeiro, constituiu família e virou um gaúcho normal:



Quer dizer, quase. Mas isso já é outra história.

O lado Hovingh da família estava garantido por enquanto. Porém, vindo diretamente da Paraíba, surgiu meu avô materno, Auderico Ferreira, para quase botar tudo a perder. Meu avô é um sujeito legal até. Quando eu era pequeno ele me dava presentes bacanas, como um skate e um kit de química. Ele também me lia poesia e me levava para andar de metrô. Um bom avô. O problema todo é que ele é LOUCO. Insano, zureta, pinel. Falta algum parafuso ali. Ou vocês conhecem alguém normal que já tenha se oferecido para ir à guerra?
Este é o meu avô. Em plena Segunda Guerra Mundial, ele foi voluntário para lutar pelo Brasil. Tudo bem, alguém pode dizer que ele estava sendo patriota e patati-patatá. Mas isso não justifica coisas como enfrentar desguarnecido um bando de soldados alemães:



Meu avô levou um tiro na nuca, para deixar de ser trouxa. Por sorte, de raspão. Mesmo sendo doido, vô Auderico é um sujeito malandro. Se fingiu de morto e esperou a batalha acabar para retornar ao acampamento, não sem antes roubar uma metralhadora inimiga. Diz a lenda que meu avô chegou ao acampamento exatamente quando estavam anunciando sua morte no campo de batalha, e que seus colegas fugiram apavorados quando o viram, pensando que era um fantasma.
Vovô inventa muitas histórias também. Mas que ele tem a metralhadora alemã até hoje, ah, isso tem!

Avançamos um pouco no tempo e encontramos meu pai com cinco anos de idade, morando em alguma cidade-velho-oeste do interior do Rio Grande do Sul. Naquele tempo, meu pai possuía uma brincadeira favorita, que envolvia tábuas de madeira formando pilhas de vários metros de altura. O guri subia numa dessas pilhas e procurava alguma tábua que pudesse servir de trampolim para que ele alcançasse outra pilha mais distante. Fez isso várias vezes, e o máximo que conseguiu foi arranhar os joelhos. Puta sorte do caralho.



Alguns anos mais tarde, minha mãe era adolescente e morava no Rio de Janeiro. Toda semana ela ia ao dentista e pegava determinado ônibus que a deixava na porta do consultório. O trajeto passava embaixo do viaduto da Paulo de Frontin, ainda em construção na época. Num dia de consulta, no exato horário em que o ônibus passava por debaixo do viaduto, a construção desmoronou. Foi uma tragédia. Nesse dia, porém, minha mãe chegou atrasada no ponto. Perdeu o ônibus e deu mais um passo em direção à minha existência.



Minha mãe conheceu depois o guri saltador de pilhas de madeira. Ele já era homem feito e abandonara aquele hábito nocivo. Agora seus momentos mais radicais se resumiam a comer despacho no meio da rua e morar no Copacabana 200. Casaram-se e, dois anos depois, quando eu caminhava pelas ruas de Repolhópolis, fui sugado por uma fenda temporal. Naquele momento, percebi que eu não era mais eu. Sentia-me diferente. Meio molhado. Meio comprido. Meio com... cauda. Eu era um espermatozóide fecundando um óvulo.
Por alguns meses tudo correu bem, até que começaram a surgir uns negócios esquisitos na placenta. Depois me contaram que aquelas coisas eram micro tumores, e que por causa deles eu não conseguia me alimentar direito.



Durante um mês não cresci um centímetro sequer. Foi então que resolveram me retirar a força do útero e, TCHANAN, pelo menos por enquanto minha existência estava garantida.

Oito anos depois eu andava de bicicleta distraído pelo Aterro do Flamengo.



Só vi a linha da pipa quando ela já cortava meu rosto. Por sorte não pegou meu pescoço nem meus olhos. Chorei muito. Durante a cicatrização fiquei parecendo o Pinhead:



Incapaz de conviver com a minha aparência medonha, decidi que queria ser colocado numa câmara criogênica. E assim foi feito:



Quinze anos depois me despertaram. Minha aparência havia melhorado, mas eu senti que isso não bastava para a minha felicidade. Queria produzir algo. Tinha que fazer alguma coisa ousada e inovadora. Perguntando por aí, me disseram que o quente era ter um blog. Assim, criei o Repolhópolis, baseado em minhas recordações pré-uterinas.
Estava pensando em que texto genial escreveria. No que, afinal, iria revolucionar a maneira de se ler blogs. Foi quando eu tive uma idéia de post genial.



Mas eu estava morrendo de sono e resolvi deixar para o dia seguinte. Fui dormir.
Quando acordei, o horror! A idéia se fora. Escafedera-se. Nunca havia existido. Meu plano de revolução blóguica tinha se perdido no espaço.
Decidi então escrever qualquer coisa e ir dançar um tango argentino.
Olé!

besuntado por Vitor Dornelles 19:47

Voltar para Repolhópolis

Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License