julho 23, 2007

 
LONGEVIDADE CEREBRAL

O teste de QI mais divertido que eu já fiz. Tão, mas tão bacana que estou quase comprando o programa de exercícios para o cérebro. A propósito: meu melhor resultado até agora foi 134.

****

Depois de me engajar na busca pelo próximo "maior número primo conhecido", decidi também dar uma forcinha na classificação das galáxias. Sigam-me os bons!

besuntado por Vitor Dornelles 23:36



julho 21, 2007

 
RÁDIO REPOLHO #18

No ar a nova edição, dedicada inteiramente aos Smashing Pumpkins, na qual faço uma revisão idiossincrática da carreira da banda (ou seja, sem hits) e acrescento uma música do disco novo para dar um ar contemporâneo. A seleção de músicas já estava preparada há meses, e eu só estava esperando o Zeitgeist vazar para gravá-la. Obviamente não deu certo, uma vez que o disco já está até nas lojas.

Falando no disco novo, o melhor adjetivo para classificá-lo é "medíocre". Um pouquinho melhor do que o Machina — o pior da carreira deles —, mas bem abaixo do Machina II — o mítico "álbum grátis exclusivo para internet". Talvez daqui a algum tempo ele caia uma posição e se torne o pior de todos, porque, ao contrário do Machina, onde o maior problema era a produção exagerada, no Zeitgeist as músicas é que não se sustentam. O que dizer de "7 Shades Of Black", que mais parece uma idéia de melodia inacabada? Ou de coisinhas esquecíveis como "Neverlost", "Starz" e "Bring The Light"? Elas não chegam a ser tão ruins que você queira pulá-las, nem tão boas que você queira repeti-las. São, basicamente, canções "nhé".

Podia ser pior, claro. Se todas as músicas fossem como a insuportável "United States" (uma tentativa frustrada de "X.Y.U." com mensagem política), ou como a melosa e repetitiva "Pomp And Circunstances", que fecha o disco e parece ser sobra do disco solo do Billy Corgan (que nem eu, fã de longa data da banda, tive coragem de comprar).

Para compensar um pouquinho, temos algumas exceções à mediocridade geral, como o primeiro single, "Tarantula", que não é nada demais, mas ganha muito em comparação com as outras. "That's The Way (My Love Is)" também é legal, e foi excelente escolha para segundo single por ser extremamente radiofônica. Já "For God And Country" é melhor na versão acústica, tocada nos shows, mas, por ser uma boa música, consegue manter a força apesar da produção cafona. Quanto a "Doomsday Clock", fico na dúvida se incluo no balaio da mediocridade, porque parece empolgante a princípio, graças à bateria de Jimmy Chamberlin, mas não resiste a uma análise mais detida, na qual percebe-se claramente uma tentativa de emular "Bodies" (possivelmente a melhor música do Mellon Collie) que fracassa miseravelmente. Em "Bodies" a sinceridade é tão desconcertante que você chega a considerar por alguns instantes que talvez amor seja suicídio. Mas em "Doomsday Clock" é muito difícil acreditar que o relógio do fim do mundo esteja tiquetaqueando no seu coração (aliás: hein?). No fim das contas, só considero uma música desta leva realmente boa, e digna das melhores dos Pumpkins: "Bleeding The Orchid", que começa com um corinho, tem teclados, uma melodia marcante e bom trabalho de guitarras.

É, somando tudo o resultado talvez seja abaixo do medíocre. Pra ficar pior, nem os shows — pelo que eu ouvi das gravações e apesar dos setlists — têm feito jus às antigas apresentações. Não sobra mesmo muita coisa. Melhor ficar com a edição do Cabbage Radio, que só têm coisas aprovadas pelo meu — cof, cof — bom gosto.

(Mas o que me deprime mesmo é saber que, ainda assim, vou comprar esse troço. Às vezes eu detesto ser um completista.)

besuntado por Vitor Dornelles 13:50



julho 17, 2007

 
NOBI NOBI



Depois de LittleBigPlanet, mais um motivo para manter a fé no PS3: o criador de Katamari está trabalhando num novo jogo para o console. Chama-se Nobi Nobi Boy e não há praticamente nenhuma informação a seu respeito além da imagem acima (um simpático bonequinho com uma cara meio Príncipe). Parece que "nobi" pode ser mais ou menos traduzido como "esticar", então é possível que o jogo tenha algo a ver com esta propriedade.

Japoneses doidões, não nos decepcionem!

besuntado por Vitor Dornelles 23:47



julho 15, 2007

 
ERRAMOS (E 4 ANOS DE BLOG)

As notícias do caos na abertura do Pan foram amplamente exageradas. Eu culpo O Globo Online, pelas informações errôneas. Para começar, as ruas não foram bloqueadas na noite da véspera, nem na manhã seguinte. Além disso, havia pouquíssimos carros circulando porque muitos foram dispensados do trabalho. Poucas vezes fiz o trajeto Tijuca - Botafogo tão rápido. Dei um pouco de sorte, na verdade, uma vez que os bloqueios começaram alguns minutos depois de eu ter cruzado a Radial Oeste. Mesmo assim, parece que o trânsito não ficou pior do que em dia de jogo do Flamengo. Esses livros de auto-ajuda que me desculpem, mas aí está mais uma prova da força do pensamento negativo.

Porém, só para não deixar o otimismo tomar conta, é bom lembrar que a prova de fogo do Pan só acontecerá esta semana, quando pessoas indo para o trabalho, competições em diversos lugares e esquema especial de trânsito se encontrarão para valer. Até lá, nada de comemorar a vitória da tradicional e brasileiríssima incompetência-que-se-dá-bem-no-fim-das-contas.

****

Tenho andado mais distraído do que o normal. No dia 7 de julho, semana passada, o Repolhópolis™ completou 4 anos. Eu tinha me lembrado da efeméride no dia anterior, mas, talvez por causa do Anima Mundi, acabei me esquecendo de registar a data com um post. Bem, parabéns atrasado ao blog, embora eu não saiba muito bem por quê.

besuntado por Vitor Dornelles 21:40



julho 12, 2007

 
O INFERNO SE APROXIMA



Amanhã começam os Jogos Pan-americanos. Para mim, vizinho do Maracanã, será o início de um longo calvário. Eu juro que não quero muita coisa. Se eu não levar 2 horas para fazer percursos de 20 minutos já está bom. Pelo mapa acima, no entanto, prevejo que isso não será possível.

As vias marcadas em vermelho estarão interditadas amanhã, para a cerimônia de abertura. No entanto, apesar da festa só começar no final da tarde, as interdições já começam a valer hoje à noite. O que eu vou dizer pode não fazer o menor sentido para a maioria dos leitores, mas isso significa que a Radial Oeste estará interditada na hora do rush, e isso é igual a CAOS, com letras garrafais e múltiplas exclamações (que eu só não ponho porque acho feio pacas).

Para quem não sabe, a Radial Oeste é uma das principais – se não a principal – vias de escoamento da Zona Norte. Suas quatro pistas servem de ligação à Praça da Bandeira e, conseqüentemente, ao Centro e à Zona Sul. Basicamente, interditar a Radial Oeste equivale a parar completamente a Zona Norte.

No caso de um evento extraordinário como, digamos, se um meteoro atingisse a Radial Oeste e obrigasse a sua interdição, o motorista que sai da Tijuca e bairros vizinhos teria ao menos a opção da Avenida Maracanã. Porém, como indica o mapinha acima, a Avenida Maracanã também estará interditada. Ou seja, todo o tráfego destas duas vias enormes e fundamentais será desviado para ruas menores que desembocam aqui e ali na Praça da Bandeira. É o funil levado ao extremo.

O mais interessante disso tudo é que, apesar de ser morador das redondezas, não recebi um panfleto que fosse explicando o esquema de interdições. Tudo o que eu descobri foi nO Globo Online, num canto meio escondido do mini-site dedicado ao Pan. Não há campanha alguma de conscientização dos motoristas, nem sugestões de trajetos alternativos. Nesse tempo todo, a prefeitura só se manifestou para sugerir – implorar? – que os motoristas deixassem os carros em casa e usassem o "maravilhoso" sistema de transporte público do Rio. Eles só não levaram em conta o fato de que a maioria das pessoas compra carro justamente para fugir do transporte público de merda, o qual promete estar ainda mais infernal durante os Jogos. Ou seja, entre ficar preso no engarrafamento dentro do seu automóvel ou num ônibus superlotado, a tendência é o motorista preferir a primeira opção.

A mesma desinformação acontece com relação às faixas especiais, que brotaram em diversas vias da cidade nas últimas semanas. Mais uma vez, nenhuma campanha. Nenhuma explicação sobre como funciona o esquema de preferência. Foi só há poucos dias, por iniciativa própria e com uma ajudinha da Reca, que descobri que nas faixas intermitentes só é preciso dar passagem às delegações (embora eu não saiba identificar uma delegação, e nem qual o nível de prioridade delas num engarrafamento), enquanto as contínuas são exclusivas, proibidas para os veículos dos pobres mortais que não são da "família Pan" (e, se você insistir em trafegar nelas, além de multado pode ser preso e, em casos mais graves, acusado de terrorismo – isso se você não for executado por algum policial afoito antes, claro).

Trocando em míudos, acho que amanhã é um bom dia para ir da Tijuca a Botafogo passando pela Barra.

****

Ainda não esgotei o assunto. Tenho muito, muito mais a dizer sobre o Pan. Mas a irritação é tanta que vou deixar para os próximos dias. Meu lado otimista (e irracional) espera que tudo não passe de alarme falso e que o caos não venha. Só que está cada vez mais difícil acreditar nisto.

****

Em assunto quase relacionado, leiam o post sobre a eleição do Cristo no blog temporário da Reca. Resume muito bem o que eu penso sobre o assunto.

besuntado por Vitor Dornelles 12:08



julho 10, 2007

 
RÁDIO REPOLHO #17

Esta é a primeira edição dedicada inteiramente a uma década, a de 70, embora não tenha uma alcunha especial como as edições temáticas anteriores (ok, a música do Donovan é de 1968, mas acho que isso é perdoável, não?). Tenho dúvidas se ficou cafona ou divertido. Talvez as duas coisas. Ouçam!

besuntado por Vitor Dornelles 23:46



julho 06, 2007

 
ALL THE YELLOW PEOPLE



Muito legal o site do filme dos Simpsons. Gostei especialmente de poder criar um avatar "simpsoniano", mesmo com as poucas opções de edição. O bonequinho acima, como você já deve ter desconfiado, é o meu auto-retrato. Sim, eu sei, mas foi o que deu pra arranjar com o material que tinha. Vai e faz o seu também.

besuntado por Vitor Dornelles 22:54



julho 05, 2007

 
COLHER DE SOPA



Faz tempo que eu quero comentar, e até gostaria de explicar melhor, mas o disco novo do Spoon é um dos melhores do ano, fácil. Não tinha como um negócio chamado Ga ga ga ga ga dar errado.

Ah, e clicando na imagem acima você assiste ao vídeo de "The Underdog".

besuntado por Vitor Dornelles 23:38



julho 04, 2007

 
ANIMADINHO

Este ano não poderei fazer uma cobertura decente do Anima Mundi. O que já é melhor do que ano passado, quando não fiz cobertura alguma (acho que ter falado de apenas 2 filmes não conta). Eu, que costumo ver todos os curtas adultos em competição, só poderei assistir a 10 das 17 sessões. Para a nossa sorte, no entanto, a Reca verá tudo e deve preencher as lacunas depois que o festival acabar, neste domingo. Por enquanto, fiquem com os meus destaques.

Primeiro, os mais óbvios. Everything Will Be Ok, o maior (17 min.) filme já feito por Don Hertzfeldt, o insano e genial diretor de Rejected. Vale muito a pena, embora não esteja entre suas melhores obras. Ele parece ter usado muita coisa dos quadrinhos que faz de vez em quando — o que só aumenta a minha esperança de um dia assistir a um filme estrelado por Neurotic Bobby. É também, de longe, a animação mais "despreocupada" de sua carreira, o que explica o tempo recorde de produção.

The Danish Poet (de Torill Kove), produção Canadense-Norueguesa ganhadora do Oscar, era o curta mais aguardado por mim depois do filme do Hertzfeldt. Talvez o excesso de expectativa tenha me levado a gostar menos do que eu deveria, mas ainda assim é uma história excelente e que me é muito cara .

Os dois do Bill Plympton também valem a citação. O primeiro, Shut Eye Hotel, é bacana, mas não é nem de longe o mais assustador de sua sessão (que foi batizada como "Terror" pelo organizadores, devido aos seus filmes sinistros envolvendo bebês deformados e coisas do gênero). Já o outro, o clipe para "Don't Download This Song" do Weird Al Yancovic, se não ganha o título de melhor filme do festival, certamente fatura o prêmio de melhor música. Vocês podem conferi-lo neste post do blog temporário da Reca. É hilariante.

E parece que, mais uma vez, este é o ano dos franceses. Temos dois ótimos filmes de estudantes (repito, ESTUDANTES) da Gobelins: Cocotte Minute e Burning Safari. Na verdade, não poderei vê-los no Anima Mundi, mas como já os conhecia, achei que valia citá-los. Assista e impressione-se com a qualidade de ambos (especialmente Burning Safari):

COCOTTE MINUTE


BURNING SAFARI


Outro filme francês que merece destaque é Sigg Jones (de Mathieu Bessudo, Douglas Lassance e Jonathan Vuillemin), da Supinfocom. Tão embasbacante que até um menininho de 2 anos que estava na nossa sessão soltou um "manêro" entusiasmado, no que foi sucedido por gargalhada geral.

SIGG JONES


E por enquanto é isso. No fim de semana devo assistir ao novo do Konstantin Bronzit e a duas sessões especiais dedicadas à UPA (United Productions of America), estúdio sem o qual a animação televisiva americana não teria sido a mesma — eles criaram, entre outras coisas, o Mister Magoo, um dos heróis da minha infância.

****

Em assunto relacionado, assistam ao brilhante Brand Spanking, um dos meus curtas favoritos do Anima Mundi 2004 que eu finalmente achei dando mole por aí.

besuntado por Vitor Dornelles 23:47



Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License




  • julho 2003
  • agosto 2003
  • setembro 2003
  • outubro 2003
  • novembro 2003
  • dezembro 2003
  • janeiro 2004
  • fevereiro 2004
  • março 2004
  • abril 2004
  • maio 2004
  • junho 2004
  • julho 2004
  • agosto 2004
  • setembro 2004
  • outubro 2004
  • novembro 2004
  • dezembro 2004
  • janeiro 2005
  • fevereiro 2005
  • março 2005
  • abril 2005
  • maio 2005
  • junho 2005
  • julho 2005
  • agosto 2005
  • setembro 2005
  • outubro 2005
  • novembro 2005
  • dezembro 2005
  • janeiro 2006
  • fevereiro 2006
  • março 2006
  • abril 2006
  • maio 2006
  • junho 2006
  • julho 2006
  • agosto 2006
  • setembro 2006
  • outubro 2006
  • novembro 2006
  • dezembro 2006
  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • julho 2010
  • Current Posts