julho 28, 2004

 
NA FALTA DE COISA MELHOR

Fiquem com mais uma pesquisa inútil. É bem simples desta vez, tem apenas duas opções. Ela também pode ser acessada pelo link "pesquisa", ali em cima.

E o resultado da última pode ser visto aqui.

p.s.: Por algum motivo misterioso, o Bravenet não está permitindo que eu coloque acentos no texto da pesquisa. Não reparem, portanto.

besuntado por Vitor Dornelles 18:58



julho 27, 2004

 
NHÉ

Admito: tenho algumas coisas para escrever aqui, mas absolutamente nenhuma vontade. Este comunicado serve apenas para manter a minha média de um post por semana. Nos vemos em breve, eu acho.

besuntado por Vitor Dornelles 22:08



julho 20, 2004

 
BEBA NA LARANJADA AMERICANA
Ou mais um punhado de bobagens que ninguém vai ler e sugestões que ninguém vai seguir.



Na quinta-feira passada já havia encerrado minha participação no Anima Mundi, festival que, aqui no Rio, terminou anteontem. No entanto, só agora resolvi compartilhar minhas impressões sobre os filmes exibidos. Não costumo fazer isso, por não me considerar um entendido em animação. Freqüento o Anima Mundi ha apenas quatro edições, por influência da minha namorada (esta sim uma especialista, veterana de nove edições do festival) e, portanto, não tenho grande conhecimento técnico nem a bagagem apropriada. Considerem minhas sugestões apenas como as de um sujeito que admira animações bem feitas e histórias bem contadas. Se eu falar merda, paciência - o que mais existe por aí é expert falando merda e todos parecem conviver muito bem com isso.

Assisti a 23 das 24 sessões de curtas (infelizmente, não deu para ver nenhum longa). Este ano, os organizadores tomaram uma decisão bastante impopular: acabaram com as exibições separadas para curtas em vídeo e para portifólio (basicamente, comerciais e vinhetas) e distribuíram tudo pelas sessões de película. O resultado foi um número bem maior de sessões em relação aos anos anteriores e uma irregularidade gritante nas mesmas. Para cada Harvie Krumpet (o ganhador do Oscar, para quem não sabe), uma tonelada de vinhetas sem sentido, comerciais cretinos e videoclipes enfadonhos. Em suma: lambança generalizada. Muita gente protestou dando nota 1 (ruim) para cada comercial ou vinheta exibidos, não importando a qualidade da animação. Eu mesmo optei por este método: munido do catálogo, verificava antes do início da sessão quais eram os comerciais e, assim que recebia minha cédula, marcava um X na pior nota.

Descontada a aporrinhação dessa mistureba, sobraram os filmes abstrato-irritantes de sempre, os estonianos (uma categoria à parte que, por sorte, compareceu com poucos filmes desta vez), os filmes ruins, os regulares, os bons e os muito bons. E é sobre estes últimos que eu quero falar.

Apesar da irregularidade das sessões quando comparadas a 2001 e 2002 (vi pouquíssimos curtas em 2003), tive a impressão de assistir a mais filmes bons este ano. Dá até para fazer um top 14 com os melhores (sem ordem de preferência):

1) Harvie Krumpet (Adam Elliot, massinha, CURTAS 5) - Animação australiana ganhadora do Oscar e também da edição carioca do festival. Melancólico e engraçado, muito bom mesmo.
2) Birthday Boy (Sjong Park, computador 3D, CURTAS 3) - Outra animação australiana, sobre um menino na guerra da Coréia.
3) The Final Solution (Phil Mulloy, recortes e computador 2D, CURTAS 4) - Pelo que eu entendi, é a parte final de um trilogia sobre os Zogs, seres bizarros que têm os órgãos sexuais no lugar da cabeça e vice-versa. Vi um dos filmes anteriores numa outra edição do festival, engraçadíssimo. Esse aqui não foge à regra.
4) Creature Comforts 'Cats Or Dogs' (Richard Goleszwoski, massinha, CURTAS 4) - Episódio da série para TV criada recentemente pela Aardman. Não tinha como não ser bom.
5) Brand Spanking (John-Paul Harney, computador 3D, CURTAS 3) - Estréia sensacional deste animador inglês. Mostra o que aconteceria se uma escola fosse financiada por diversas empresas interessadas apenas em vender seus produtos.
6) Dahucapra Rupidahu (Fréderique Gyuran, Vincent Gautier e Thibault Bérard, computador 3D e documentação ao vivo, CURTAS 3) - Hilariante pseudo-documentário francês sobre os Dahu, os bichos mais estúpidos da natureza.
7) Herr Blumsfich Explodiert (Mathias Schreck e Marc Hotz, computador 3D, CURTAS 3) - Animação alemã, também em tom de documentário, sobre um bizarro acontecimento envolvendo o Sr. Blumsfich.
8) Oedipus (Jason Wishnow, animação de legumes e verduras, CURTAS 5) - Segundo o catálogo, "A história de Édipo representada por legumes e verduras, na tradição de Ben Hur". E é isso mesmo.
9) It's 'The Cat' (Mark Kausler, acetato, CURTAS 8) - Produção americana. Animação dos anos 30 feita nos dias de hoje.
10) Killing Time At Home (Neil Coslett, computador 2D, CURTAS 7) - Animação britânica. Provavelmente o curta mais triste deste ano.
11) Guard Dog (Bill Plympton, lápis sobre papel, CURTAS 7) - Curta do Bill Plympton sempre vale a pena.
12) Little Things (Daniel Greaves, lápis sobre papel e computador 3D, CURTAS 18) - Mais uma animação britânica. Não dá para explicar, mas é ótima.
13) Lorenzo (Baker Bloodwarth, lápis sobre papel e computador 2D 3D, CURTAS 10) - É incrível como a Disney é outro patamar, principalmente com relação à técnica. Bem legal.
14) Le Portefeuille (Vincent Bierrewaerts, lápis sobre papel, CURTAS 13) - Eu disse que este top não tinha ordem de preferência. Pois bem, eu menti. Embora os outros estejam numa ordem aleatória, este aqui é o meu preferido. Para usar uma expressão criada pelo Mario, é um curta que trata do "dilema do taxista" (embora não haja nenhum táxi envolvido). Ou, em língua de gente, sobre as nossas escolhas mais triviais e como elas podem afetar nossa vida de maneiras inimagináveis. Recomendadíssimo. (A propósito: a ilustração do post é deste filme).

Estes foram os filmes que considero realmente imperdíveis. Mas há outros, não tão bons, que merecem citação: Annie & Boo (CURTAS 1), Cortex Academy, Rumeurs e Boxed In (CURTAS 2), Les Fables En Délire II (CURTAS 3), It Flies From Outer Space (CURTAS 5), Day Off The Dead (CURTAS 6), Un Jour Peut-Etre, Nest e 2D Or Not 2D (CURTAS 9), Billy Boy 900, Polar Bears 'Gary's Fall' e Micro-Loup (CURTAS 11), Das Floß (CURTAS 13), Le Foto Dello Scandalo (CURTAS 21), The Snowman (CURTAS 22), Café L'Amour (CURTAS 23) e The Toll Collector (CURTAS 24).

Deu para perceber que as melhores sessões são as primeiras. Para quem for em São Paulo, recomendo veementemente as de número 2, 3, 4, 5 e 13. Tem ainda um filme na curtas 8 que vale a pena ser conferido (e que não está em competição), chamado O Destino, baseado num projeto que Walt Disney tinha com Salvador Dalí. Outros filmes interessantes distribuídos pelas sessões 18, 19 e 20 são os da série The Ambiguosly Gay Duo, bem divertidos. O melhor está na curtas 18.

Quanto aos piores filmes, passe longe da sessões 14 e 15, imprestáveis. Os curtas brasileiros também são péssimos, mas é praticamente impossível não esbarrar com pelo menos um em cada sessão. Coisas como Desirella (CURTAS 8), Metástase (CURTAS 15), O Aniversário do Parmesão (CURTAS 17), Lar Doce Lar (Curtas 14) e O Fantasma Da Ópera (CURTAS 19) são constrangedores de tão ruins. Ia incluir o badalado O Curupira (CURTAS 7) nesta leva, pelo roteiro pífio, mas vou livrá-lo porque pelo menos a animação é bem feita. Ainda no quesito pior filme, acho que nenhum dos citados barra Eu Sem Você (CURTAS 8), inacreditável clipe do Vinny (!!) que consegue usar mal animação de recorte, 2D e, principalmente, 3D - o Dire Straits fazia melhor no clipe de "Money For Nothing". Talvez vire cult daqui a alguns anos.

É isso, então. Ano que vem talvez comente de novo. Nunca se sabe. Boa sorte para quem for assistir em São Paulo. Fiz o que pude para ajudar.

****

NOVO DOWNLOAD

O Anima Mundi me inspirou a trocar o download. Já está disponível o brilhante clipe do Röyksopp (duo nórdico de música eletrônica) para a música "Remind Me", que dá de mil a zero em todos os videoclipes exibidos no festival deste ano. É também conhecido como "o clipe do infográfico animado". Para baixar, vocês já sabem: basta clicar em "ninfetas virgens amadoras" e seguir as instruções. Outra coisa: "Ah! L'Amour", do Don Hertzfeldt, continuará disponível por tempo indeterminado. Acho o curta tão bom, e ele ocupa tão pouco espaço no meu disco virtual, que resolvi deixá-lo como donwload permanente. Oportunidade para assisti-lo é que não vai faltar, portanto.

****

E meus parabéns para quem leu o post até o final.



besuntado por Vitor Dornelles 23:57



julho 13, 2004

 
NO MOMENTO NÃO PODEMOS ATENDER

Semana de Anima Mundi. Deixe seu recado após o sinal que retornaremos assim que for possível. BIP.

besuntado por Vitor Dornelles 23:35



julho 07, 2004

 
UM ANO DE BLOG

Já? Pois é, já. Não que isso faça alguma diferença - com a freqüência que escrevo aqui, não duvido que pareça bem menos. Anyway, menos no papo furado. Vocês devem estar ansiosos para conhecer as estatísticas do blog neste um ano de vida, certo? Pois aí vai:



Lembrando que os números não incluem este post aqui e que o número de visitas registrado foi o último que eu vi antes de fazer a tabela. E aí, ficaram emocionados?

Confesso que não preparei nada de especial para a ocasião. Vou me limitar, pois, a agradecer a vocês, meus persistentes leitores. Sem as suas visitas - esporádicas ou diárias - nada disso aqui faria sentido. Afinal, se eu não quisesse ser lido estaria escrevendo num caderno com cadeado. Pena que isto não é um show ao vivo, pois agora seria uma boa hora para jogar rosas para o público enquanto eu choro, comovido.

****

Por uma coincidência bizarra, hoje é também aniversário de 50 anos do Rock'n'Roll. Seria um bom motivo para trocar o download, né? É. Mas não vai rolar, não.


besuntado por Vitor Dornelles 01:12



julho 03, 2004

 
PERSONALIDADE DO MÊS




Urtigão. O homem, o (ere)mito, a lenda.


besuntado por Vitor Dornelles 05:10



julho 01, 2004

 
FIQUE GELO

Sabe o que é ótimo para tirar o chiclete que grudou no tapete do seu carro? Gelo. Sim, sim, acredite. Além de tornar as bebidas mais refrescantes e eliminar manchas de café, o gelo também serve para desgrudar chiclete de superfícies felpudas. Prodigioso, não? Uma salva de palmas para o gelo, que ele merece!

****

A propósito, é um absurdo que em pleno século XXI as pessoas continuem sujeitas a pisar em chiclete no meio da rua. Isto só aumenta o meu ânimo para, em breve, lançar a mais-que-imprescindível campanha USE A LATA DE LIXO, SEU PORCO que, em associação com a LEIA O HELP DO ORKUT ANTES, SUA AMEBA, certamente contribuirá para tornar o mundo um lugar melhor - e conseqüentemente menos estúpido.

besuntado por Vitor Dornelles 22:31


 
DESCOBRINDO A PÓLVORA

Todos, absolutamente todos os problemas da humanidade são decorrência direta ou indireta de um único fator: burrice. Podem reparar.

besuntado por Vitor Dornelles 11:21



Google
 
Web repolhopolis.blogspot.com

Oba Fofia
A Vida Tem Dessas Coisas
Alexandre Soares Silva
Anamorfoses
Bard do Moe
Barriga Verde
Big Muff
Bla-Bla-Blog
Bumerangue!
Coisinha Supimpa
Copy-Paste
De Volta A Zenn-La
Dois Vezes Um
Esferográfica
Escrevescreve
Eufonia
Failbetter
Filthy McNasty
Gi em SP
H Gasolim Ultramarino
Letras Mortas
Londrisleblogui
Longo Caminho
Los Olvidados
Marcão Fodão
Mau Humor
Nobre Farsa
Noites Na Cidade
Non Sequitur
Os Conspiradores
Palmeirense Falador
Pensar Enlouquece
Perséfone
Pulso Único
puragoiaba
Radar Pop
Rapadura Açucarada
Ricardo Westin
Tédio Profundo
Terceira Base
These Are The Contents...
TV e Cerveja
Veríssimos
24/7
Zeus Era Um Galanteador


Bitter Films
KCRW
Miniclip
xkcd
Orisinal
Pitchfork
the ispot






This page is powered by Blogger. Isn't yours?


View My Stats

Creative Commons License
Blog licensed under a
Creative Commons
License




  • julho 2003
  • agosto 2003
  • setembro 2003
  • outubro 2003
  • novembro 2003
  • dezembro 2003
  • janeiro 2004
  • fevereiro 2004
  • março 2004
  • abril 2004
  • maio 2004
  • junho 2004
  • julho 2004
  • agosto 2004
  • setembro 2004
  • outubro 2004
  • novembro 2004
  • dezembro 2004
  • janeiro 2005
  • fevereiro 2005
  • março 2005
  • abril 2005
  • maio 2005
  • junho 2005
  • julho 2005
  • agosto 2005
  • setembro 2005
  • outubro 2005
  • novembro 2005
  • dezembro 2005
  • janeiro 2006
  • fevereiro 2006
  • março 2006
  • abril 2006
  • maio 2006
  • junho 2006
  • julho 2006
  • agosto 2006
  • setembro 2006
  • outubro 2006
  • novembro 2006
  • dezembro 2006
  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • julho 2010
  • Current Posts